top of page

ARQUIVO DE ESPETÁCULOS

Batalha de Improvisação Teatral (BIT) 

Reúne no palco uma juíza e improvisadores, os quais são divididos em duas equipes que disputam, ponto a ponto, as melhores cenas de todos os jogos improvisados da noite. É a plateia quem decide os vencedores de cada rodada através de votação.

O formato do espetáculo é uma adaptação do Match de Improvisação, criado na LNI, no Canadá, por Robert Gravel e Yvonne Leduc. Esse formato baseia-se na técnica de Teatro Esporte, criada por Keith Johnstone, na qual a improvisação é utilizada como produto teatral final, através de jogos de criação espontânea.

Foram 7 edições desde 2017, contando com a participação de artistas da cena teatral baiana e com a presença de um músico, que fazia intervenções sonoras ao longo de todo o espetáculo.

 

Ficha técnica ao longo das temporadas:

Direção, adaptação e dramaturgia: Daniela Chavez

Produção: Maurício de Oliveira

Direção e Juíza: Daniela Chávez

Assistente da Juíza: Rafael Martins

Atores/improvisadores: Ana Mariano, Analu Tavares, Andréa Nunes, Cristiane Pinho, Daniel Farias, Demian Reis, Evelin Buchegger, Felipe Viguini, Igor Epifânio, Íris Araujo, Kaika Alves, Lana Cambeses, Luíza Senna, Maria Clara Mendes, Maria Teixeira, Mariana Freire, Maurício de Oliveira, Milena Pitombo, Rafael Martins, Talis Castro, Walace Cavalcante.

Atores Mestres de Cerimônia: Alexandre Luis Casali, Edvana Carvalho, Maurício de Oliveira.

Músico: Adriano Santana, Alan Carvalho e Matheus Berlink

Desenho​ ​e​ ​Operação​ ​de​ ​Luz:​ Daiane Martins

Desenho​ ​Gráfico​: Luíza Senna

Realização:​ Cia. Teatro Improviso Salvador

Primeira Copa Baiana

A Copa Baiana de Improvisação foi uma parceria com o Teatro Vila Velha e a Cia Caratapa de Teatro Improvisação. Ela ocorreu em junho de 2018 na sala principal do Teatro Vila Velha e consistiu em um campeonato de diversas partidas eliminatórias, com 11 atores e pesquisadores do Teatro-Esporte. 

O espetáculo foi inspirado no Match de Improvisação e dividiu os improvisadores em times, formados por 4 ou 5 atores, os quais disputavam os jogos. A plateia escolhia temáticas, títulos, estilos e contextos de cena, além do time vencedor da noite.

Os atores da temporada foram: Aicha Marques, Andréa Nunes, Daniel Farias, Evelin Buchegger, Igor Epifânio, Luiza Senna, Maurício de Oliveira e Talis Castro. Além de Celso Jr, Daniela Chávez e Daniel Becker, que se revezaram na direção, atuação e como juízes das partidas. A Copa contou ainda com participação especial da atriz Edvana Carvalho e do diretor Fernando Guerreiro, que comentaram as partidas.

SOBREMESA

Nesse espetáculo, o público se envolve com três histórias que acontecem de forma paralela, criadas espontaneamente pelos improvisadores, a partir de depoimentos reais oferecidos pela plateia. SobreMesa oferece um retrato da nossa sociedade, criando narrativas que atravessam reflexões sobre sexualidade, racismo e sonhos, agregadas à linguagem da improvisação teatral.

 

Ficha Técnica

 

Atores improvisadores: Ana Mariano, Daiane Martins, Daniela Chávez, Felipe Viguini, Luíza Senna, Maria Clara Mendes, Milena Pitombo, Rafael Martins e Walace Cavalcanti

Direção: Daniela Chávez

bottom of page